Conheça os benefícios do e-cpf

Boa tarde á todos,,,

Vamos falar um pouco sobre o produto e-CPF da Certificação Digital.

Quando o governo apresentou essa novidades para uso de pessoa física, o enfoque principal foi e é a obrigação e o dever, para atender uma falha de comunicação e segurança da informação, porém por falta de conhecimento e divulgação, venho apresentar as facilidades e benefícios deste produto que ajudará e muitos todos os brasileiros.

Conheçam os benefícios dos serviços disponíveis a Receita Federal no portal e-CAC para todos os cidadãos que possuem sua certificação digital. 

Redução de:

  • Custo com estacionamento ou condução;
  • Custo do tempo com deslocamento a postos da receita;
  • Custo de impressão de documentos;
  • Custo de arquivamento de documento.

 O e-CPF fornece:  

  • Maior segurança e agilidade no envio do imposto de renda para a Receita Federal;
  • Maior segurança no acesso de seus dados “bancos, sistemas, site e-commerce, etc”;
  • Autenticidade e Garantia Jurídica no envio de documentos eletrônicos com certificado digital ICP-Brasil;
  • Melhora os processos burocráticos, que dependem de aprovações/assinaturas;
  • Assina documentos com validade jurídica: Contratos, Procurações, Atas, ou qualquer outro documento que seja assinado digitalmente por uma certificação ICP-Brasil;
  • Acesso a diversas     entidades governamentais através da Web via certificação digital;
  • É possível acessar sua conta bancária e realizar qualquer transação com total segurança;
  • Acesso a sites de e-commerce com mais agilidade e maior segurança durante a transação da escolha de produtos e pagamento;
  • Garante a sustentabilidade no uso do papel e na geração de menos lixo; 

Acesso ao e-CAC via certificação digital

 Cadastro CPF: Possibilita às pessoas físicas consultar seus dados cadastrais, atualizar seu endereço e complementar dados que, porventura, estejam incompletos no Cadastro de Pessoa Física.

 Cópia de Declaração: Possibilita ao contribuinte certificado recuperar cópia do arquivo de declaração transmitida à RFB, via Receitanet, dos últimos anos dos impostos IRPF, IRRF, ITR e IRPJ e da DCTF.

 Declaração IRPF: Permite visualizar a relação das últimas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues, consultar o extrato do processamento e obter informações sobre sua restituição. No extrato poderão ser visualizadas possíveis pendências na declaração, bem como a situação dos débitos. O extrato permite ainda a emissão do Darf para pagamento e a solicitação do agendamento ou cancelamento do débito automático das cotas do IRPF.

 Declarações: Possibilita às pessoas físicas e jurídicas visualizar a relação de suas últimas declarações entregues dos impostos IRPF, IRRF, IRPJ e DCTF, bem assim realizar algumas consultas específicas de cada tipo de declaração

 Dívida Ativa da União (PGFN): Permite a consulta de débitos inscritos na Dívida Ativa da União, emissão de Darf para pagamento ou o parcelamento da dívida. Também é possível requisitar a retirada do nome da Lista de Devedores e consultar histórico do andamento do requerimento.

 Intimações de Omissos: Possibilita às pessoas físicas e jurídicas consultar os critérios de omissão da entrega das Declarações DIRF/DCTF/DIPJ/DASN.

 Opções da Lei nº 11941/2009: Permite à pessoa física ou pessoa jurídica que optou pelas modalidades de parcelamento e pagamento à vista da Lei nº 11.941, 2009, impressão de Darf para pagamentos das prestações no caso de parcelamento, acompanhar a situação dos pedidos, emitir de recibos de adesão, consultar deferimento do requerimento de adesão.

Pagamentos: Possibilita às pessoas físicas e jurídicas a consulta aos registros de pagamentos efetuados e a emissão de comprovantes de arrecadação, assim como a retificação de possíveis erros cometidos no preenchimento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

 Parcelamento de Débitos: Os débitos junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), relativos a impostos e contribuições federais, poderão ser objeto de parcelamento efetuado pela Internet, em até 60 (sessenta) prestações mensais.

 PER/DCOMP: Permitir às pessoas físicas ou jurídicas visualizar via web do detalhamento, impressão de segunda via e detalhamento da compensação, valores devedores e emissão de DARF do despacho decisório. Consultar aos PER/DCOMP com intimação emitida eletronicamente, para emissão da 2ª via e informações complementares.

 Processo Digital: Permite ao interessado consultar seus processos administrativos criados EM MEIO DIGITAL na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN.

 Procuração Eletrônica: Possibilita ao contribuinte certificado delegar a terceiros a possibilidade de representação perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Isso é feito mediante a emissão de procuração eletrônica, especificando quais dos serviços disponíveis o procurador está autorizado a utilizar e qual a data de expiração da procuração.

 Situação Fiscal: Possibilita à pessoa física ou jurídica (através de seu representante legal) a verificação detalhada de sua situação fiscal perante a RFB, através da exibição de seus dados cadastrais e de suas obrigações acessórias, bem como obter as orientações para efetuar sua auto-regularização e sanar as pendências apuradas nos diversos sistemas de controle da RFB.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s