Uberlândia é a 1o. em Certificação Digital em MG

Uberlândia será pioneira em certificação digital em Minas

Novo prédio da Jucemg foi inaugurado nesta quarta-feira

Uberlândia será a primeira cidade do Estado a contar com a assinatura e certificação digital de atos societários empresariais, o que vai agilizar os processos e reduzir custos. O Protocolo de Intenções entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Grupo Algar foi assinado nesta quarta-feira (23) durante a inauguração das novas instalações do Escritório Regional da Jucemg em Uberlândia, na Travessa Joviano Rodrigues, no bairro Aparecida, setor central.

A Algar vai desenvolver o sistema digital em parceria com o órgão e vai ser responsável pelo Projeto Piloto no Estado, que deve ter início em 2011.

De acordo com a diretora jurídica do Grupo Algar Fernanda Aparecida Santos, o novo modelo de certificações vai gerar economia e agilidade nos processos. Segundo ela, o Grupo que tem 40 empresas gera um montante de aproximadamente 300 atos societários anualmente. “Com a digitalização do processo, pensamos na sustentabilidade gerando economia de papel e redução de custos já que não será preciso gastar com combustível, tinta, e desempenhar um profissional apenas para despachar os papéis na sede da Jucemg”, disse.

Para Ângela Pace, presidente da Jucemg, o projeto que terá início em Uberlândia é inovador e deve ser ampliado para outras cidades do Estado. “A partir da aplicação do projeto em Uberlândia vamos passando para outras empresas que demandarem em Minas Gerais”, disse.

As novas instalações do prédio da Junta Comercial do Estado de Minas (Jucemg), na Travessa Joviano Rodrigues, no Aparecida, setor central, contemplam a acessibilidade e a modernização do atendimento.

Segundo a presidente do órgão, Ângela Pace, “a intenção é proporcionar um espaço melhor para atender os empreendedores e assim gerar empregos, dando agilidade aos processos”, disse.

A Junta Comercial do Estado de Minas (Jucemg) é responsável pela abertura e fechamento de empresas, além de certificar atos administrativos. Em Uberlândia, 2.570 empresas foram abertas em 2010 e 13.114 processos ligados à mudança de razão social de empresas foram analisados pelo órgão.

Durante a inauguração das novas instalações do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em Uberlândia, a presidente do órgão, Ângela Pace, falou a respeito dos desafios da Jucemg para o ano de 2011.

Quais as metas da Jucemg para este ano?

Primeiramente, quero ampliar o programa Minas Fácil Virtual – que permite ao empreendedor mineiro abrir sua empresa em, no máximo, oito dias após a entrega da documentação – para alcançar todo o Estado e, em seguida, inserir o órgão nos padrões de certificação de qualidade, nos processos da ISO.
De imediato, quais os reflexos da melhoria da estrutura do Escritório da Jucemg em Uberlândia?
Em 2010, 2.570 empresas foram abertas e 13.114 processos analisados em Uberlândia, com as novas instalações a intenção é ampliar o atendimento, já que Uberlândia tem espaço fértil para isso.

No atendimento, algum procedimento deve ter prazo alterado em virtude da agilidade esperada pela nova estrutura?

Esperamos diminuir o prazo para o fechamento de empresas e também para a abertura. Queremos diminuir o tempo de abertura de uma empresa de dez para seis dias.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s